Crédito por Assinatura

O crédito por assinatura é uma modalidade de crédito na qual o banco assume a responsabilidade de pagar pelo cliente e de assumir as suas responsabilidades, em qualquer momento futuro em que tal seja necessário. Ao ter o apoio do banco, o cliente pode apostar em operações que representem algum risco de incumprimento.

O crédito por assinatura é desta forma um fator importante, já que oferece ao cliente um maior nível de confiança e uma capacidade de apostar em operações, que de outra forma seriam inacessíveis. De certa forma, esta modalidade de crédito é fundamental em muitos ramos de atividade, já que permite que as entidades clientes realizem negócios, mesmo quando não possuem a liquidez necessária para tal.

Já os bancos, assumindo-se com entidade de bem, viabilizam negócios de todo o tipo. A modalidade de crédito por assinatura é frequentemente usada, por exemplo, em negócios de importação e exportação.

Assinatura

Garantia Bancária e Fiança

A garantia bancária é um tipo de operação de crédito, na qual o banco oferece garantias da execução de uma obrigação constituída por um cliente seu, perante o beneficiário.

A fiança bancária consiste numa operação de crédito, ao abrigo da qual o banco assume o papel de fiador, garantindo o pagamento de uma dívida de um cliente seu, perante um credor.

Aval Bancário

O aval bancário é uma operação de crédito, utilizada de forma comum no mercado internacional, na qual o banco oferece garantias de bom pagamento por parte de clientes seus. É um crédito por assinatura direcionado para o comércio internacional.

Empréstimo a Médio e Longo Prazo

É um crédito que implica um plano financeiro, constituído por meio de um contrato de abertura de crédito. Neste tipo de operação, o cliente fica autorizado a usar fundos, respeitando as condições contratualizadas e realizando o reembolso de acordo com as prestações definidas no contrato realizado.

Crédito Documentário

O crédito documentário consiste numa operação na qual o banco assume as responsabilidades, por conta de um cliente, geralmente um importador, e perante um importador estrangeiro, de assegurar o pagamento do valor das mercadorias transacionadas. Este pagamento é feito contra a entrega dos documentos indicados no contrato.

Resumo do Crédito Por Assinatura

Como ficou patente neste artigo, o crédito por assinatura pode não ser um crédito na pura ascensão da palavra, mas sim o assumir de um compromisso por parte do banco, garantindo que será realizado um empréstimo, caso o cliente não assuma o que está estabelecido.

Contudo, sempre que haja lugar ao empréstimo efetivo, o cliente tem a obrigação de restituir os fundos que lhe foram emprestados.

Mesmo não ocorrendo, numa primeira fase, o empréstimo direto de dinheiro, este tipo de operação de crédito permite que os clientes tenham acesso a determinados bens, permitindo realizar negócios, que de outra forma não poderiam ser concretizados.

Apesar de existirem diferenças substanciais, podemos concluir que o crédito por assinatura apresenta algumas semelhanças relativamente ao crédito comum. Principalmente no que diz respeito ao principal objetivo: utilizar dinheiro de terceiros para ter acesso a bens ou a serviços.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado.