Consolidação de créditos ou negociar dívidas?

Quando a situação económica de um agregado familiar se degrada de forma substancial, colocando em causa o pagamento das prestações dos créditos contraídos, é necessário agir de forma célere e tomar boas decisões. Nesta situação, muitas vezes, a dúvida é: consolidação de créditos ou negociar dívidas?

Mas antes, de se se tentar encontrar a resposta para esta questão, é preciso reconhecer e enquadrar o problema e a sua dimensão. Não existe uma resposta universal válida para todas as pessoas que se debatem com problemas financeiros, na verdade todos os casos devem ser analisados de forma independente.

Qual a Melhor Solução?

As duas soluções mais usadas por famílias que se debatem com dificuldades para procederem ao pagamento das suas prestações são a consolidação de créditos ou a negociação das dívidas.

A renegociação das dívidas é uma solução muito vantajosa, já que permite que as famílias tenham acesso a condições mais vantajosas sem grandes contrapartidas. Contudo, não é fácil conduzir um processo de negociação de dívida, já que é frequente que as entidades bancárias não aceitem esta solução.

Se for possível contar com o apoio de profissionais especializados para ajudar no processo de negociação com a entidade financeira, então as probabilidades de sucesso aumentam de forma considerável. Atualmente, já existem diversas empresas e consultores financeiros especializados em dar este tipo de apoio.

A consolidação de créditos é um serviço financeiro que permite juntar diversos empréstimos em um só, reduzindo assim de forma substancial as prestações mensais.

Consolidar de créditos é cada vez mais comum em Portugal, já que são muitas as famílias que acumularam diversos empréstimos ao longo dos últimos anos e que se vêm agora obrigadas a procurar uma forma de reduzir as suas mensalidades.

A desvantagem de optar por consolidar créditos, é que apesar de ser uma opção quase sempre benéfica a curto prazo, acaba por ser mais dispendioso a longo tempo. Ao juntar os diversos créditos num só, o prazo de pagamento será alargado e as famílias acabam por pagar mais em juros.

Procure Ajuda de Um Especialista

Se não tem a certeza sobre se será melhor optar pela consolidação de créditos ou negociar dívidas, o melhor é procurar a ajuda de um profissional qualificado, que possa ajudar a encontrar o melhor caminho.

O simples facto de poder contar uma opinião exterior e distanciada dos seus problemas, é quase sempre benéfico, já que permite olhar para os diversos caminhos possível a partir de outra perspetiva.

Para receber mais informação sobre a consolidação de créditos e sobre como negociar dívidas, preencha o nosso formulário. Teremos todo o gosto em fornecer-lhe mais informações.