Como fazer a consolidação de créditos?

Relembramos que o crédito consolidado consiste na junção de diversos créditos num só. O principal objetivo desta união de créditos é alcançar uma prestação mensal mais baixa, permitindo outro fôlego no orçamento familiar.

Agora que este ponto está clarificado, vamos centrar as nossas atenções no processo de consolidação em si. Desta forma, a pergunta que se impõe é: como fazer a consolidação de créditos.

Se está a ter dificuldades em suportar o pagamento das prestações mensais dos seus créditos, então fique a saber que optar pela consolidação de créditos pode ser uma boa opção.

Ao consolidar os seus créditos, estará a reduzir de forma substancial a percentagem do orçamento familiar canalizada para pagar prestações. Isto significa, que fica mais dinheiro disponível para outras despesas.

Como Fazer a Consolidação de Créditos?

Antes de optar por qualquer proposta de consolidação de créditos deve realizar algumas simulações de consolidação de créditos. Esta simples ação permite adquirir um conhecimento mais palpável sobre as diferentes possibilidades.

Depois de ter realizado o seu trabalho de análise e comparação, já deve saber qual a melhor possibilidade para realizar a consolidação de créditos.

O passo seguinte é iniciar todo o processo, entrando em contato com a instituição financeira escolhida. Felizmente, hoje já é possível realizar este contato através de diversas formas: pessoalmente, numa sucursal da instituição; através de homebanking ou por telefone.

Geralmente, a instituição financeira precisará de diversos dados seus, incluindo:

  • Situação atual dos diferentes créditos
  • Informações pessoais
  • Informações de âmbito profissional
  • Comprovativo de residência
  • Comprovativo de vencimento
  • Garantias (caso a consolidação implique uma hipoteca)

Na posse de toda esta informação e já com os formulários referentes ao processo de consolidação preenchidos, deve entregá-los num dos balcões da instituição financeira escolhida, ou caso tal não seja possível, deve enviá-los.

Desta forma, estará a proceder à apresentação efetiva do pedido de consolidação de créditos.

Segue-se um processo no qual não terá intervenção direta: a aprovação ou não do seu pedido de consolidação de créditos. Qualquer que seja a resposta, a instituição financeira deverá informá-lo relativamente à sua decisão.

Se o pedido tiver sido aprovado, bastará realizar a assinatura do contrato de consolidação de créditos.

Esta é informação mais relevante sobre como fazer a consolidação de créditos. Para receber mais informação sobre este assunto, preencha os formulários que disponibilizamos neste site.